Exposição Todas as Cores

No dia 23 de julho (sábado) o Restaurante Mezanino das Artes abre a exposição que reúne 29 artistas locais e de outras regiões do Brasil em uma ação conjunta: serão obras criadas com exclusividade para o evento, com o tema indígena remetendo as etnias kaingang e guarani.

A curadoria e organização do evento é dos artistas Rodney Rauth, Nani Silveira e Birgitte Tümmler, e contam com a parceria da ONG Uirapuru, do CEFAK (Centro Etnobiodiverso de Formação Angelo Kretã), da Xondaro Arte Indígena,  e do Restaurante Mezanino das Artes que abre suas portas para a mostra que tem dois objetivos principais: enraizar a importância da Cultura Indígena em nossa sociedade, resgatando seus valores e sensibilizando o público através das artes e, levantar fundos diretos para a estrutura da Escola Fundamental da Aldeia Tupã Nhe’e Kretã.

A Aldeia é um novo projeto de assentamento de iniciativa dos próprios indígenas na divisa entre os municípios de Morretes e São José dos Pinhais, unindo kaingangs e guaranis, dois dos grandes povos originários do Paraná, cada qual com sua língua e suas características. Juntos intencionam transformar o local em referência de cultura indígena, com projetos de sustentabilidade e ecologia, agricultura orgânica, resgate de diversos aspectos da cultura original, local de treinamentos para índios e não-índios e vivências. Dentro da aldeia, há poucos meses, a escola fundamental que atenderá as crianças indígenas e não-indígenas do entorno, foi aprovada em diário oficial, e será uma escola trilíngue: com aulas em português, kaingang e guarani. 


Obra de Noeli Tarachuka - Foto Divulgação


As obras, que serão especialmente criadas para o evento, serão doadas integralmente por cada artista; a venda terá um preço único de 190,00 cada e seu valor 100% revertido para compra de materiais e equipamentos necessários a escola.

Artistas participantes:
Aninha Sacchelli, Barbara Filippini, Birgitte Tümmler, Carolina Bertsch Cecifrance Aquino, Cyntia Kava, Daniel Conrade, Desiree Sessegolo,Di Magalhães, Everly Giller,Fernanda Alonso, Fernando Rosa, Igor MouraIvana Cassuli,Jaider Esbell,João Paulo de Carvalho, Karin BergitLuiz Lavalle, Magali Robaina, Marcia Szeliga, Marcio Prodocimo, Nani Silveira,Noeli Tarachuka,
Raquel Frota, Rodney Rauth, Rosane Volpi, Sandra Köche, Silvia Zyla,Vava Diehl.

O rico artesanato indígena também estará sendo exposto para aquisição.

PROGRAMAÇÃO
Exposição Todas As Cores – 29 artistas para a Cultura Indígena
ABERTURA: 23/07/2016, com Vernissage das 19:30 as 21:30
E palestra com roda de conversa com o Líder Kaingang Kretã.
A exposição permanece em cartaz até dia 25/08/2016
LOCAL: Restaurante Mezanino das Artes 
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805 Centro – Curitiba – PR
Segunda a sexta - das 11:30 às 23:00h
Sábado – das 12:00 às 23:00h
INFORMAÇÕES: (41) 9907-8607| (41) 9996-0370| 
Facebook: Exposição TODAS AS CORES



Artista:  Noeli Tarachuka
Título: Filtro dos Sonhos
Técnica: Acrílica S/Tela
Dimensões: 40 x 30 cm
Ano: 2016
Quero destacar dentro da cultura indígena os desenhos geométricos que são usados em pinturas corporais e artesanatos. Os significados dessas pinturas são os mais variados, já que cada etnia tem suas próprias representações e simbologias. Algumas pinturas são utilizadas em comemorações, outras em rituais sagrados e há aquelas que demonstram os sentimentos desde os mais felizes até os de revolta e indignação. 
Também quero destacar que o “Filtro dos Sonhos”  é um amuleto usado para “Purificar as Energias” separando os “Sonhos Negativos” dos “Sonhos Positivos”, além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui. (Texto da artista Noeli Tarachuka).



Comentários